• Ir para Agência FPA
Frente Parlamentar da Agropecuária - FPA
  • Início
  • Sobre a FPA
    • História da FPA
    • Estatuto
    • Diretoria
    • Todos os membros
      • Membros da Região Norte
      • Membros da Região Nordeste
      • Membros da Região Centro-Oeste
      • Membros da Região Sudeste
      • Membros da Região Sul
  • Contato
No Result
View All Result
Frente Parlamentar da Agropecuária - FPA
  • Início
  • Sobre a FPA
    • História da FPA
    • Estatuto
    • Diretoria
    • Todos os membros
      • Membros da Região Norte
      • Membros da Região Nordeste
      • Membros da Região Centro-Oeste
      • Membros da Região Sudeste
      • Membros da Região Sul
  • Contato
  • Ir para Agência FPA
No Result
View All Result
Frente Parlamentar da Agropecuária - FPA
No Result
View All Result

Boletim DOU – 01 de Março

1 de março de 2018
em Diário Oficial da União
0
Versão para Imprimir

1 – Atos do Poder Legislativo – Lei nº 13.630, de 28 de Fevereiro de 2018

Prorroga até 30 de abril de 2018 o prazo de adesão ao Programa de Regularização Tributária Rural (PRR) da Lei nº 13.606/18.

Saiba mais

O PRR tem como objetivo a regularização de dívidas tributárias relativas à contribuição do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) devidas por produtores rurais e adquirentes de produção rural.

A prorrogação de adesão ao PRR deve-se, principalmente, à lentidão por parte da Receita Federal do Brasil para fazer o atendimento aos produtores rurais, que em alguns casos leva, em média, de três dias a cinco dias, sem contar das dificuldades de produtores que se encontram distantes dos grandes centros urbanos para realizarem consultas aos órgãos da receita.

Além disso, deve-se considerar o fato de que o Congresso Nacional ainda analisará os vetos presidenciais à proposta, e ainda há pendências judiciais junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para serem apreciadas com relação à contribuição do Funrural.

Soma-se a tais fatos o problema da descapitalização por parte dos produtores, que necessitam de recursos para dar de entrada ao Programa de Regularização Tributária Rural (PRR).

2 – Atos do Poder Executivo – Decreto nº 9.295, de 28 de Fevereiro de 2018

Institui o Prêmio Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Prêmio ODS Brasil, a ser concedido pelo Governo federal, bienalmente, até 2030.

O Prêmio ODS Brasil tem a finalidade de incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas desenvolvidas pelos Governos estaduais, distrital e municipais e pela sociedade civil que contribuam para o alcance das Metas da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

O regulamento do Prêmio ODS Brasil, a ser editado pela Secretaria de Governo da Presidência da República, constará os critérios para avaliação das candidaturas, as categorias para concessão do Prêmio ODS Brasil e as ações a serem laureadas.

3 – Presidência da República – Despachos do Presidente da República – Mensagem nº 95/18

Encaminha ao Supremo Tribunal Federal de informações para instruir o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5.870.

Saiba mais

Ajuizada pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5870, questiona os dispositivos (incisos I a IV do parágrafo 1º do artigo 223-G da CLT da MP 808/17 / Reforma Trabalhista), no qual estabelecem limites para a fixação de valores da indenização por dano moral decorrente da relação de trabalho. Para a entidade, a lei não pode impor limitação ao Poder Judiciário para a fixação de indenização por dano moral, sob pena de limitar o próprio exercício da jurisdição.

3 – Presidência da República – Despachos do Presidente da República – Mensagem Nº 103/18

Encaminha ao Congresso Nacional o texto do Acordo Constitutivo do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII), celebrado em Pequim, em 29 de junho de 2015.

Saiba mais

A fundação do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII) pela China, com a participação de países como Reino Unido e Alemanha como membros fundadores, trará benefícios não só para a China e outros países asiáticos, atendendo à crescente demanda por investimento em infraestrutura, mas visa também suprir a carência de outros mercados se houver conexão com a Ásia.

Segundo seu Convênio Constitutivo, o banco busca (i) fomentar o desenvolvimento sustentável e (ii) promover a cooperação e parceria regionais ao lidar com os desafios de desenvolvimento comuns aos países asiáticos. Seus investimentos abarcam áreas como energia, transportes, infraestrutura rural e desenvolvimento agrícola, desenvolvimento urbano, dentre outras.

4 – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento / Superintendência Federal no Estado de Mato Grosso – Portaria nº 631, de 27 de Fevereiro de 2018

Homologa a Diretoria da Comissão de Sementes e Mudas do Estado de Mato Grosso – CSM/MT, para o biênio 2018/2019, tendo como Presidente o Eng.o Agr.o Valter José Peters e Vice-Presidente a Eng.a Agr.a Elusa Pinheiro Claros.

5 – Secretaria de Defesa Agropecuária – Instrução Normativa nº 5, de 22 de Fevereiro de 2018

Define para fins da Instrução Normativa Nº 19/17, no qual estabelece os requisitos fitossanitários para a importação de cogumelos comestíveis (Categoria 5, classe 10), os cogumelos como sendo as frutificações comestíveis de fungos dos filos Basidiomycota e Ascomycota, pertencentes ao Reino Fungi.

6 – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento / Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins –  Ato nº 10, de 27 de Fevereiro de 2018

Torna público o julgamento dos processos pós-registro de produtos fitossanitários.

7 – Secretaria de Política Agrícola – Retificação

Altera a Relação dos Municípios Aptos ao Cultivo e Períodos Indicados para Semeadura aprovada no Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura de milho 2ª safra no Estado Paraná, ano-safra 2017/2018 no anexo da Portaria nº 214, de 20 de outubro de 2017.

8 – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços / Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Portaria nº 107, de 27 de Fevereiro de 2018

Abre Consulta Pública, no prazo de 30 dias, relativa a proposta de texto do Regulamento Técnico MERCOSUL sobre “Conteúdo líquido de produtos pré-medidos” (Revogação da Resolução GMC N° 31/07) que libera a padronização do conteúdo líquido do filé de pescado congelado.

A proposta de texto estará disponível no site do inmetro, e as sugestões deverão ser encaminhadas no formato da planilha modelo, contida na página http://www.inmetro.gov.br/legislacao/, preferencialmente em meio eletrônico, e para os seguintes endereços:

  • Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia -Inmetro Diretoria de Metrologia Legal – Dimel Avenida Nossa Senhora das Graças, n° 50 – Prédio 11 CEP 25.250-020 – Duque de Caxias – RJ; ou
  • E-mail: diart@inmetro.gov.br.

9 – Ministério da Integração Nacional – Portaria nº 80, de 28 de Fevereiro de 2018

Estabelece as Rotas de Integração Nacional como estratégia de desenvolvimento regional e inclusão produtiva do Ministério da Integração Nacional (MI), no âmbito do Programa 2029 – Desenvolvimento Regional e Territorial (PPA 2016-2019), objetivo 0840 – Promover a estruturação de atividades produtivas, arranjos produtivos e rotas de integração para o desenvolvimento regional e territorial.

De acordo com a presente Portaria, as ROTAS serão desenvolvidas em consonância com a Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR, conforme Decreto n. 6.047/07, e deverão seguir as seguintes estratégias de redução das desigualdades regionais definidas na PNDR:

  • estimular e apoiar processos e oportunidades de desenvolvimento regional, em múltiplas escalas;
  • articular ações que, no seu conjunto, promovam uma melhor distribuição da ação pública e investimentos no território nacional, com foco particular nos territórios de ação prioritária, conforme tipologia da PNDR: territórios de baixa renda, renda estagnada ou dinâmicos de menor renda; e
  • convergência com os objetivos de inclusão social, de produtividade, sustentabilidade e competitividade econômica.

Além disso, define os procedimentos para reconhecimento e seleção dos polos de inclusão das atividade produtivas estratégicas junto a órgão responsável.

Saiba mais

As Rotas de Integração Nacional são redes de Arranjos Produtivos Locais – APLs – territorialmente e setorialmente interligados que promovem a inovação, a diferenciação, a competitividade e a lucratividade dos empreendimentos associados, mediante a sinergia e a ação convergente das agências de fomento.

As ROTAS visam promover a inclusão produtiva e a integração econômica das regiões menos desenvolvidas do país aos mercados nacionais e internacionais de produção, consumo e investimento.

Com isso, busca-se criar consistência e complexidade nos APLs identificados por meio da aproximação e do envolvimento dos atores relevantes de modo a equacionar os gargalos da cadeia produtiva priorizada, seja no subsistema insumos, produção, processamento ou comercialização.

Também podem ser apoiadas questões transversais associadas à dotação de infraestrutura (energia, transportes e telecomunicações), mecanismos de financiamento (fundos regionais e incentivos fiscais) e fortalecimento do capital social (associativismo e cooperativismo).

Rotas existentes

  • Rota da Açaí – Macrorregião Norte;
  • Rota do Cordeiro– Semiárido Nordestino;
  • Rota da Fruta – Macrorregião Norte e Nordeste;
  • Rota do Leite – Macrorregião Centro-Oeste e Sul;
  • Rota do Mel – Macrorregião Nordeste;
  • Rota do Peixe – Macrorregião Norte e Nordeste

 Exonerações e Nomeações

Ministério da Integração Nacional – Portarias de 28 de Fevereiro de 2018

  • Dispensa José Roberto Tadros e Ademir dos Santos, respectivamente, da função de membros titular e suplente, respectivamente, do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM, na condição de representantes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC.
  • Designa Leandro Domingos Teixeira Pinto e Hermes Martins da Cunha, respectivamente, para a função de membros titular e suplente do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia -SUDAM, na condição de representantes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC.
Publicação anterior

Boletim DOU – 28 de Fevereiro

Próxima publicação

Matérias Novas – 23/02 a 01 de Março

Próxima publicação

Matérias Novas - 23/02 a 01 de Março

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

53 − 44 =

No Result
View All Result

Participe de nosso Canal

Receba notícias no Telegram

Posts recentes

  • Agenda Legislativa Senado Federal (05.05 a 09.05)
  • AGENDA DA CÂMARA – 05 DE MAIO À 09 DE MAIO
  • Resultado Agenda Legislativa Senado (28.04 a 30.04)
  • Agenda Legislativa Senado (28.04 a 02.05)
  • RESULTADO DA AGENDA DA CÂMARA – 28 DE ABRIL À 30 DE ABRIL

Comentários

  • real digital em Resultado Agenda Semanal Senado Federal – 13. a 17.05.2024
  • Início
  • História da FPA
  • Contato
  • Política de privacidade

Desenvolvido por Pressy © 2023
Pressy Comunicação e Tecnologia

No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a FPA
    • História da FPA
    • Estatuto
    • Diretoria
    • Todos os membros
      • Membros da Região Norte
      • Membros da Região Nordeste
      • Membros da Região Centro-Oeste
      • Membros da Região Sudeste
      • Membros da Região Sul
  • Contato
  • Ir para Agência FPA

Desenvolvido por Pressy © 2023
Pressy Comunicação e Tecnologia

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência neste site. Ao fechar esta mensagem sem modificar as definições do seu navegador, você concorda com a utilização deles. Saiba mais sobre cookies e nossa política de privacidade.
Configuração de CookiesAceitar
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Estes cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessários
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o bom funcionamento do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Não Necessário
Quaisquer cookies que podem não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e são usados ​​especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies em seu site.
SALVAR E ACEITAR