• Ir para Agência FPA
Frente Parlamentar da Agropecuária - FPA
  • Início
  • Sobre a FPA
    • História da FPA
    • Estatuto
    • Diretoria
    • Todos os membros
      • Membros da Região Norte
      • Membros da Região Nordeste
      • Membros da Região Centro-Oeste
      • Membros da Região Sudeste
      • Membros da Região Sul
  • Contato
No Result
View All Result
Frente Parlamentar da Agropecuária - FPA
  • Início
  • Sobre a FPA
    • História da FPA
    • Estatuto
    • Diretoria
    • Todos os membros
      • Membros da Região Norte
      • Membros da Região Nordeste
      • Membros da Região Centro-Oeste
      • Membros da Região Sudeste
      • Membros da Região Sul
  • Contato
  • Ir para Agência FPA
No Result
View All Result
Frente Parlamentar da Agropecuária - FPA
No Result
View All Result

Resultado Agenda Semanal Senado Federal – 13. a 17.05.2024

16 de maio de 2024
em Agenda do Senado
1
Versão para Imprimir

Resultado da_Agenda Legislativa 

De 13/05/2024 até 17/05/2024

Congresso Nacional

15/05/2024 – quarta-feira

 15:00 CMMC – Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas
2ª, Reunião
Local Objetivo Status
Anexo II, Ala Senador Nilo Coelho, Plenário nº 6 Debater o Plano Nacional sobre Mudança do Clima – impacto das mudanças climáticas nas calamidades atuais do Brasil e atuação do Estado na prevenção e adaptação às mudanças climáticas. Realizada
Convidados
  • Nome: Ana Toni  – Cargo: Secretária Nacional de Mudança do Clima – MMA

 

 
 

 

 

Senado Federal

14/05/2024 – terça-feira

 14:00  
Sessão Plenária
Local Objetivo Status
Plenário do Senado Federal Destinada à apreciação da Medida Provisória nº 1.202, de 2023 (pendente de leitura no Senado Federal), e dos demais itens constantes da pauta publicada pela Secretaria-Geral da Mesa. Encerrada
Proposições em pauta
 Ordem: 2
SF PL 4129/2021 – (ORDINARIA)

Autor(a): Tabata Amaral

Dispõe sobre diretrizes gerais para a elaboração de planos de adaptação à mudança do clima.

Despachos: CMA -> CCJ -> PLEN

Relatório

Parecer nº 4, de 2024, da Comissão de Meio Ambiente, Relator: Senador Alessandro Vieira, favorável ao projeto, com acolhimento parcial da Emenda nº 1, na forma da Emenda nº 2 (Substitutivo).

 

ORIENTAÇÃO FPA

FAVORÁVEL COM RESSALVAS ✅

ARGUMENTAÇÃO: É relevante tratar com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e junto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária como que o setor privado pode contribuir com a sua expertise em ações e projetos de adaptação, buscando indicadores e dados concretos sobre os benefícios da adoção das tecnologias e práticas que permitam alcançar os objetivos do ABC+, construindo um plano setorial envolvendo a todos os setores e proposições de diretrizes claras. Ressaltando a necessidade da implementação, de forma mais efetiva, do Código florestal, onde a conservação ou recomposição da vegetação nativa, são ações essenciais relacionadas a adaptação que merecem, da perspectiva do setor agropecuário, serem disseminadas como dados oficiais brasileiros. O assunto deve ser aprofundado visando trabalhar a proposta com a legislação vigente.

 

Resultado:

[Deliberado] Resultado da matéria: Apreciação adiada.

 Ordem: 1
CN MPV 1202/2023 – (URGENTE)

Autor(a): Presidência da República

Revoga os benefícios fiscais de que tratam o art. 4º da Lei nº 14.148, de 3 de maio de 2021, e os art. 7º a art. 10 da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, desonera parcialmente a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento, revoga a alíquota reduzida da contribuição previdenciária aplicável a determinados Municípios e limita a compensação de créditos decorrentes de decisões judiciais transitadas em julgado.

Despachos: CMMPV 1202/2023 -> PLEN

Relatório

(pendente de leitura)

 

 

Resultado:

[Deliberado] Objeto da deliberação: Pressupostos de relevância e urgência, adequação financeira e orçamentária e pertinência temática da matéria; e o mérito do projeto de lei de conversão, que tem preferência regimental, nos termos do parecer.            Resultado: Aprovado o projeto de lei de conversão, com o voto contrário dos Senadores Cleitinho e Eduardo Girão, ficam prejudicadas a medida provisória e as demais emendas apresentadas.                  A matéria vai à sanção.            Será feita a devida comunicação à Câmara dos Deputados.

 
 09:00 CI – Comissão de Serviços de Infraestrutura
11ª, Extraordinária
Local Objetivo Status
Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 13 Sem objetivo declarado Realizada
Proposições em pauta
 Ordem: 2
SF PL 2474/2020 – (ORDINARIA)

Autor(a): Franco Cartafina

Dispõe sobre cessão de créditos obtidos em sistema de compensação de energia elétrica durante o período de emergência de saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19.

Despachos: CI -> PLEN

Relatório

Pela rejeição da emenda nº 2-PLEN

 

ORIENTAÇÃO FPA

FAVORÁVEL AO RELATÓRIO✅

ARGUMENTAÇÃO: Projeto permite aos micros e minigeradores de energia doarem créditos de excesso de energia elétrica gerada para instituições beneficentes, inovando ao permitir que o titular da unidade consumidora doe créditos de energia elétrica para a entidade de sua escolha.

 

Resultado:

Aprovado o relatório

 Ordem: 7
SF PL 2931/2022 – (ORDINARIA)

Autor(a): Jayme Campos (UNIÃO/MT)

Altera a Lei nº 10.233, de 5 de junho de 2001, para determinar a prioridade dos trechos de rodovias federais com mais acidentes nos planos de investimento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

Despachos: CI (T)

Relatório

Pela aprovação com a emenda que apresenta

 

ORIENTAÇÃO FPA

FAVORÁVEL AO RELATÓRIO✅

ARGUMENTAÇÃO: Acreditamos que o Governo Federal deva utilizar o nível de acidentes em rodovias não só como um indicador para a priorização das concessões para a administração privada, como também para a seleção das obras que serão contempladas com investimentos públicos diretos – tanto a manutenção e conservação, que podem melhorar as condições de trafegabilidade nos trechos críticos, quanto a restauração e a ampliação, que podem solucionar problemas de projeto ou de execução.

 

Resultado:

Aprovado com emendas

 Ordem: 10
SF REQ 24/2024 CI – (DIVERSOS)

Autor(a): Eduardo Gomes (PL/TO)

Requer que na Audiência Pública objeto do REQ 19/2024 – CI, com o objetivo de instruir o PL 528/2020, seja incluído entre os convidados um representante da Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Biocombustíveis (Federação Brasilcom).

Relatório

 

 

 

Resultado:

Aprovado

 Ordem: 12
SF REQ 26/2024 CI – (DIVERSOS)

Autor(a): Esperidião Amin (PP/SC)

Requer a inclusão do nome de André Meloni Nassar, Presidente Executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) na audiência pública objeto do REQ 21/2024-CI, de instrução do PL 528/2020.

Relatório

 

 

 

Resultado:

Aprovado

 Ordem: 16
SF REQ 30/2024 CI – (DIVERSOS)

Autor(a): Tereza Cristina (PP/MS)

Requer que na audiência pública objeto do REQ 19/2024 – CI seja incluído entre os convidados o senhor Juan Diego Férres, Presidente do Conselho Superior da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (UBRABIO).

Relatório

 

 

 

Resultado:

Aprovado

 Ordem: 17
SF REQ 31/2024 CI – (DIVERSOS)

Autor(a): Zequinha Marinho (PODE/PA)

Requer que na audiência pública objeto do REQ 19/2024 – CI seja incluído entre os convidados o senhor Fábio da Silva Vinhado, Superintendente Adjunto de Biocombustíveis e Qualidade da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Relatório

 

 

 

Resultado:

Subscrito pelo Senador Ireneu Orth, e aprovado

 Ordem: 18
SF REQ 32/2024 CI – (DIVERSOS)

Autor(a): Veneziano (MDB/PB)

Requer a realização de audiência pública, com o objetivo de instruir o PL 528/2020, com a presença de representantes das seguintes instituições: ABREMA – Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente; IATA – Associação Internacional do Transporte Aéreo; ATGAS – Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto; BrasilCom – Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Biocombustíveis; ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis; e ABICOM – Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis.

Relatório

 

 

 

Resultado:

Aprovado

 Ordem: 25
SF REQ 39/2024 CI – (DIVERSOS)

Autor(a): Izalci (PL/DF)

Requer que na audiência pública objeto do REQ 18/2024-CI e do REQ 33/2024-CI, com o objetivo de instruir o PL 528/2020, sejam incluídos entre os convidados os deputados federais Arnaldo Jardim e Alceu Moreira.

Relatório

 

 

 

Resultado:

Aprovado

 
 09:30 CDR – Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo
09ª, Extraordinária
Local Objetivo Status
Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 7 Sem objetivo declarado Realizada
Proposições em pauta
 Ordem: 2
SF PL 5788/2019 – (ORDINARIA)

Autor(a): Randolfe (SEMPARTIDO/AP)

Altera a Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, que regulamenta o art. 159, inciso I, alínea c, da Constituição Federal, institui o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte – FNO, o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE e o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste – FCO e dá outras providências para incluir critérios de sustentabilidade na seleção dos projetos a serem financiados.

Despachos: CMA -> CDR (T)

Relatório

Pela aprovação nos termos do substitutivo.

 

ORIENTAÇÃO FPA

CONTRÁRIO ❌

ARGUMENTAÇÃO: Agenda 2030 é um plano de ação adotado por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015. Ele consiste em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas. Os ODS contém metas que inviabilizam os nossos modelos econômicos. Recentemente vimos os agricultores europeus iniciaram uma série de protestos contra esta pauta verde, bloqueando diversas estradas e contestando exatamente estas políticas públicas adotadas pelos seus países. As severas regulamentações pretendidas pelas ODS dificultam o apoio a atividades econômicas, o que é o principal objetivo dos fundos de financiamento, o desenvolvimento econômico e social das regiões, alterar a destinação dos fundos contraria a intenção da constituição brasileira, e burocratiza e dificulta o acesso aos recursos. As nobres ambições não fornecem estudos de efetiva aplicabilidade e eficácia nos ambientes. Investimentos em ações sustentáveis já possuem fundos de fomento próprio.

 

Resultado:

Substitutivo definitivamente adotado (sem emendas apresentadas).

 Ordem: 4
SF PL 3100/2023 – (ORDINARIA)

Autor(a): Jaime Bagattoli (PL/RO)

Altera a Lei nº 7.827, de 29 de setembro 1989, que regulamenta o art. 159, inciso I, alínea c, da Constituição Federal, institui o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte – FNO, o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE e o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro – Oeste – FCO, para autorizar a utilização de percentual de recursos no Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Despachos: CDR -> CRA -> CAE (T)

Atual Relator(a): Rogério Marinho (PL/RN)

Relatório

Pela aprovação nos termos do substitutivo e acolhimento parcial da Emenda 1-T.

 

ORIENTAÇÃO FPA

FAVORÁVEL AO RELATÓRIO✅

ARGUMENTAÇÃO: Favorável ao substitutivo apresentado. A proposição se alinha às determinações de aplicação dos Fundos constitucionais regionais, bem como inclui como destinatários dos recursos indivíduos integrantes de setor produtivo constitucionalmente protegido. Importante frisar que a constitucionalidade da proposição está atrelada ao substitutivo minutado, pois a transferência de recurso de um Fundo federal poderia suscitar questionamentos diante do art. 159 da CF.

 

Resultado:

Lido o relatório, fica concedida vista ao Senador Cid Gomes.

 
 10:00 CAE – Comissão de Assuntos Econômicos
18ª, Ordinária
Local Objetivo Status
Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 19 Sem objetivo declarado Realizada
Proposições em pauta
 Ordem: 7
SF PL 1859/2022 – (ORDINARIA)

Autor(a): Comissão de Meio Ambiente

Altera a Lei nº 13.153, de 30 de julho de 2015, que institui a Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca e seus instrumentos; prevê a criação da Comissão Nacional de Combate à Desertificação; e dá outras providências, para atualizar e aprimorar seus objetivos e princípios, para estabelecer competências do Poder Público e para proibir a pulverização aérea de agrotóxicos nas áreas que especifica.

Despachos: CAE -> CAS -> CRA -> PLEN

Atual Relator(a): Teresa Leitão (PT/PE)

Relatório

Favorável ao projeto.

 

ORIENTAÇÃO FPA

CONTRÁRIO ❌

ARGUMENTAÇÃO: Uma proposta que busca proibir a pulverização area desconhece o impacto economico que poderia causar, essa prática é fundamental para aumentar a produtividade das áreas cultiváveis do país, reduzindo a pressão por novas áreas de cultivo. Orientamos pela rejeição da proposta, ou que se ajuste excluindo o Art.6-A do texto, com o acolhimento da emenda supressiva.

 

Resultado:

Vista concedida

 Ordem: 11
SF PL 5098/2019 – (ORDINARIA)

Autor(a): Jayme Campos (UNIÃO/MT)

Altera a Lei nº 12.114, de 9 de dezembro de 2009, que, entre outros assuntos, cria o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, para prever a destinação de recursos para ações de prevenção, monitoramento e combate do desmatamento, das queimadas, dos incêndios florestais e dos desastres naturais.

Despachos: CMA -> CAE (T)

Atual Relator(a): Jornalista Carlos Viana (PODE/MG)

Relatório

Pela aprovação do projeto e da Emenda nº 1, com uma emenda de redação apresentada.

 

ORIENTAÇÃO FPA

FAVORÁVEL AO RELATÓRIO✅

ARGUMENTAÇÃO: Estende o uso de recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima para ações de combate a desastres naturais, desmatamento, queimadas e incêndios florestais.

 

Resultado:

Adiado

 
 14:00 CEHV – Comissão Especial para Debate de Políticas Públicas sobre Hidrogênio Verde
14ª, Reunião
Local Objetivo Status
Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 13 Audiência pública para debater o Projeto de Lei n. 2308/2023. Realizada

 

 

15/05/2024 – quarta-feira

 09:00 CAS – Comissão de Assuntos Sociais
12ª, Extraordinária
Local Objetivo Status
Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 9 Sem objetivo declarado Realizada
Proposições em pauta
 Ordem: 6
SF PL 10/2022 – (ORDINARIA)

Autor(a): Chico Rodrigues (PSB/RR)

Modifica a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para regulamentar o regime híbrido de trabalho.

Despachos: CAE -> CAS (T)

Relatório

Pela recomendação de declaração de prejudicialidade do Projeto.

 

ORIENTAÇÃO FPA

FAVORÁVEL AO RELATÓRIO✅

ARGUMENTAÇÃO: Materia contemplada pela aprovação da Medida Provisória n° 1108, de 2022

 

Resultado:

Aprovado parecer pela recomendação de declaração de prejudicialidade do Projeto.

 
 11:00 CDH – Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa
20ª, Extraordinária
Local Objetivo Status
Anexo II, Ala Senador Nilo Coelho, Plenário nº 2 Sem objetivo declarado Realizada
Proposições em pauta
 Ordem: 4
SF PL 4988/2023 – (ORDINARIA)

Autor(a): Marcos do Val (PODE/ES)

Cria o selo “Diversidade, Inclusão e Equidade no Ambiente de Trabalho”.

Despachos: CDH -> CAS (T)

Relatório

Favorável ao Projeto, com duas emendas que apresenta.

 

Em analise

 

Resultado:

O Presidente designa a Senadora Damares Alves como relatora “ad hoc”. Na sequência, a Comissão aprova o relatório, que passa a constituir o Parecer da CDH favorável ao Projeto com as Emendas n. 1 e 2 – CDH.

 
 11:00 CMA – Comissão de Meio Ambiente
17ª, Extraordinária
Local Objetivo Status
Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 15 Sem objetivo declarado Realizada
Proposições em pauta
 Ordem: 1
SF PL 135/2020 – (ORDINARIA)

Autor(a): Jorge Kajuru (PSB/GO)

Altera a Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012 (Código Florestal), para estabelecer que áreas rurais com floresta nativa submetidas a queimadas ilegais serão destinadas a reflorestamento.

Despachos: CMA (T)

Atual Relator(a): Teresa Leitão (PT/PE)

Relatório

Pela aprovação com 2 emendas que apresenta

 

ORIENTAÇÃO FPA

CONTRÁRIO ❌

ARGUMENTAÇÃO: A legislação brasileira é uma das mais protetivas do mundo, o Estado peca na fiscalização e aplicação efetiva do Código Florestal. A mera proibição do uso da terra para atividades produtivas não soluciona os reais problemas, visto que grande parte dos desmatamentos ilegais ocorrem em áreas não destinadas, florestas públicas e terras devolutas, o que fortalece a necessidade de regularização, para assim punir devidamente os verdadeiros responsaveis. A Amazônia representa mais de 50% do território brasileiro e 59% do mesmo território quando levado em consideração a Amazônia Legal. A região conta com sérios problemas sociais, onde residem quase 20 milhões de brasileiros abaixo da linha da pobreza, bem como conflitos fundiários e exploração ilegal dos recursos naturais, entre outros, que ameaçam a segurança nacional e impedem o desenvolvimento sustentável na região.

 

Resultado:

Retirado de pauta

 Ordem: 2
SF PDL 183/2020 – (ORDINARIA)

Autor(a): Paulo Rocha (PT/PA)

Susta a Instrução Normativa nº 9, de 16 de abril de 2020, que disciplina o requerimento, análise e emissão da Declaração de Reconhecimento de Limites em relação a imóveis privados.

Despachos: CMA -> CCJ -> PLEN

Atual Relator(a): Ana Paula Lobato (PDT/MA)

Relatório

Pela declaração de prejudicialidade dos Projetos de Decretos Legislativos nº 183, de 2020, e nº 187, de 2020.

 

ORIENTAÇÃO FPA

FAVORÁVEL AO RELATÓRIO ✅

ARGUMENTAÇÃO: Entende-se por materia vencida, revogada pela Instrução Normativa FUNAI n. 30, de 9 de agosto de 2023, que susta a norma da funai, que garante o direito de proprietários rurais de terem documento da Funai que ateste que os limites de suas propriedades não invadem reservas homologadas.

 

Resultado:

Adiado

 Ordem: 3
SF PDL 152/2021 – (ORDINARIA)

Autor(a): Paulo Rocha (PT/PA)

Susta o Decreto no 10.657, de 24 de março de 2021, que institui a Política de Apoio ao Licenciamento Ambiental de Projetos de Investimentos para a Produção de Minerais Estratégicos – Pró-Minerais Estratégicos, dispõe sobre sua qualificação no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República e institui o Comitê Interministerial de Análise de Projetos de Minerais Estratégicos.

Despachos: CMA -> CCJ -> PLEN

Atual Relator(a): Beto Faro (PT/PA)

Relatório

Pela rejeição

 

ORIENTAÇÃO FPA

FAVORÁVEL AO RELATÓRIO✅

ARGUMENTAÇÃO: Acompanhamos o relator ao discordar de que de que o Decreto em análise, exorbitou na sua regulamentação da legislação. Isso porque estabelece um comitê para analisar e qualificar minerais com a finalidade de definir os projetos minerários relevantes. O Decreto somente regulamenta a atuação no tocante à definição e acompanhamento de empreendimentos minerários que terão caráter prioritário e estratégico.

 

Resultado:

Adiado

 Ordem: 4
SF PDL 174/2021 – (ORDINARIA)

Autor(a): Fabiano Contarato (PT/ES)

Susta, nos termos do inciso V do art. 49 da Constituição Federal, os efeitos da Instrução Normativa Conjunta nº 1, de 12 de abril de 2021, do Ministério do Meio Ambiente, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Despachos: CMA -> CCJ -> PLEN

Atual Relator(a): Delegado Alessandro Vieira (MDB/SE)

Relatório

Pela aprovação do PDL 174/2021 e pela prejudicialidade do PDL 194/2021.

 

ORIENTAÇÃO FPA

FAVORÁVEL AO RELATÓRIO ✅

ARGUMENTAÇÃO: Entende-se por materia vencida após a publicação da IN nº 19, de 2 de junho de 2023, do Ibama, e nº 9, de 23 de agosto de 2023, do Instituto Chico Mendes, que regulamenta o processo administrativo de apuração de infrações ambientais e suas respectivas áreas de atuação.

 

Resultado:

Adiado

 
 14:00 CRA – Comissão de Agricultura e Reforma Agrária
9ª, Extraordinária
Local Objetivo Status
Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 7 Sem objetivo declarado Realizada
Proposições em pauta
 Ordem: 1
SF PL 2648/2022 – (ORDINARIA)

Autor(a): José Guimarães

Altera a Lei nº 10.438, de 26 de abril de 2002, para criar a Subclasse Rural por Autogestão na classificação de consumidores de energia elétrica.

Despachos: CRA -> CI -> PLEN

Atual Relator(a): Beto Faro (PT/PA)

Relatório

Pela aprovação do Projeto.

 

ORIENTAÇÃO FPA

FAVORÁVEL ✅

ARGUMENTAÇÃO: É necessário que o poder público atue no sentido de garantir as condições para que o saneamento básico possa avançar no meio rural, proporcionando acesso à água potável e ao adequado tratamento do esgoto residencial.

 

Resultado:

Retirado de Pauta a pedido do Relator para reexame do Relatório.

 Ordem: 2
SF PL 3591/2019 – (ORDINARIA)

Autor(a): Luis Carlos Heinze (PP/RS)

Altera a Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, para reduzir a alíquota da Compensação Financeira pela Exploração Mineral incidente sobre o calcário para uso agrícola.

Despachos: CRA -> CAE -> CMA (T)

Atual Relator(a): Chico Rodrigues (PSB/RR)

Relatório

Pela aprovação do Projeto.

 

ORIENTAÇÃO FPA

FAVORÁVEL ✅

ARGUMENTAÇÃO: A busca pela autossuficiência do Brasil no setor de fertilizantes a longo prazo requer a retomada do processo de produção desses insumos, com o domínio da capacidade de produção interna, reestruturação do sistema produtivo nacional, melhorias no regime tributário e aprimoramento da logística e distribuição dos produtos. Portanto, o projeto de lei propõe restabelecer a alíquota de 0,2% para o calcário agrícola, visando incentivar sua produção interna e atender às necessidades da agricultura brasileira.

 

Resultado:

Retirado de Pauta a pedido do Relator para reexame do Relatório.

 Ordem: 3
SF PL 3882/2019 – (ORDINARIA)

Autor(a): Luis Carlos Heinze (PP/RS)

Autoriza a reabertura do prazo de que trata o art. 4º da Lei nº 13.340, de 28 de setembro de 2016, por doze meses, a partir do início da vigência dos efeitos desta Lei, para a liquidação de dívidas originárias de operações de crédito rural inscritas em dívida ativa da União.

Despachos: CRA -> CAE (T)

Relatório

Pela aprovação do Projeto e das 3 (três) Emendas que apresenta.

 

ORIENTAÇÃO FPA

FAVORÁVEL AO RELATÓRIO ✅

ARGUMENTAÇÃO: Os pequenos e médios produtores rurais no Brasil, que se encontram em situação de crise. O alto custo de energia elétrica, dos combustíveis e das despesas com insumos afetam negativamente a rentabilidade, agravada pelos recentes problemas climáticos e a queda nos preços dos principais produtos agrícolas. Sendo oportuno a proposição em estender a concessão de descontos para liquidação de dívidas originárias de operações de crédito rural, inscritas em dívida ativa da União, a partir da regulamentação de dois dispositivos específicos que preveem que o Poder Executivo fará a estimativa do impacto orçamentário-financeiro resultante, e que as autorizações de concessão dos benefícios estarão condicionadas à inclusão nas respectivas Leis Orçamentárias dos montantes das despesas a serem arcadas pela União.

 

Resultado:

Aprovado Parecer favorável ao Projeto com as Emendas 1-CRA a 3-CRA.  A matéria vai à Comissão de Assuntos Econômicos, em decisão terminativa, para prosseguimento da tramitação.

 Ordem: 4
SF PL 1931/2021 – (ORDINARIA)

Autor(a): Wellington Fagundes (PL/MT)

Altera a Lei nº 13.996, de 5 de maio de 2020, que “autoriza a prorrogação de contratos por tempo determinado no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária, Abastecimento, e acrescenta dispositivo à Lei nº 9.264, de 7 de fevereiro de 1996”, para aumentar o prazo de prorrogação dos contratos temporários referidos.

Despachos: CRA -> CCJ (T)

Relatório

Pela prejudicialidade do Projeto.

 

ORIENTAÇÃO FPA

FAVORÁVEL AO RELATÓRIO ✅

ARGUMENTAÇÃO: Perda de objeto após a aprovação da Lei nº 14.515, de 29 de dezembro de 2022, a Lei do autocontrole, que autorizou a prorrogação de 239 contratos por tempo determinado de médico veterinário nos exatos termos pretendidos pelo PL em análise.

 

Resultado:

Aprovado Parecer pela prejudicialidade do Projeto.  A matéria vai à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, em decisão terminativa, para prosseguimento da tramitação.

 Ordem: 5
SF PL 2829/2021 – (ORDINARIA)

Autor(a): Esperidião Amin (PP/SC)

Altera a Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, para autorizar a compra de pescado diretamente de aquicultores e pescadores artesanais, nas condições que especifica.

Despachos: CRA -> CAS (T)

Relatório

Pela aprovação do Projeto na forma do Substitutivo que apresenta.

 

ORIENTAÇÃO FPA

FAVORÁVEL COM RESSALVAS ✅

ARGUMENTAÇÃO: O precedente em relação a comercialização aos restaurantes deveria passar por uma fiscalização sanitária. Restaurantes devem comprar produtos que tenham inspeção sanitária, como já é feito para carne, ovos e outras proteínas. Então sugere-se emendas ao PL para adequação.

 

Resultado:

Aprovado Parecer favorável ao Projeto na forma da Emenda nº 1-CRA (Substitutivo).  A matéria vai à Comissão de Assuntos Sociais, em decisão terminativa, para prosseguimento da tramitação.

 Ordem: 6
SF PDL 467/2023 – (ORDINARIA)

Autor(a): Marcos Rogério (PL/RO)

Susta os efeitos do § 9º do Art. 12 do Decreto nº 11.688, de 05 de setembro de 2023, que Altera o Decreto nº 10.592, de 24 de dezembro de 2020, que regulamenta a Lei nº 11.952, de 25 de junho de 2009, para dispor sobre a regularização fundiária das áreas rurais situadas em terras da União e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, por meio de alienação e concessão de direito real de uso de imóveis, e sobre a destinação de terras públicas da União em consonância com os art. 188, art. 225 e art. 231 da Constituição, o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, a Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964, e a Lei nº 11.284, de 2 de março de 2006, e susta os efeitos do Ofício Circular nº 1296/2023/DF/SEDE/INCRA- INCRA, em 05 de outubro de 2023, com orientações acerca das alterações na regularização fundiária, ocorridas devido à edição do Decreto 11.688, de 05 de setembro de 2023.

Despachos: CRA -> CCJ -> PLEN

Atual Relator(a): Jaime Bagattoli (PL/RO)

Relatório

Pela aprovação do Projeto.

 

ORIENTAÇÃO FPA

FAVORÁVEL ✅

ARGUMENTAÇÃO: A nova redação do art. 12, § 9º previu a proibição da destinação de terras públicas federais ocupadas por florestas para a realização de reforma agrária. Essa previsão, entretanto, conflita diretamente com o art. 6º da Lei nº 11.284, de 2 de março de 2006, que trata da destinação de áreas de florestas públicas ocupadas ou utilizadas por comunidades locais. A regularização fundiária de áreas ocupadas que se sobreponham a florestas públicas é feita, nos termos do art. 6º, inciso III, da Lei 11.284/2006, mediante a previsão de condicionantes socioambientais que garantam a manutenção preservação floresta e para propriedades de até quinze módulos fiscais. Entretanto, o art. 12, § 9º, do Decreto simplesmente se contrapôs ao texto legal e, por isso, exorbita ao poder regulamentar típico da esfera executiva.

 

Resultado:

Adiado

 Ordem: 7
SF PL 5927/2023 – (ORDINARIA)

Autor(a): Jader Barbalho (MDB/PA)

Altera a Lei nº 13.576, de 26 de dezembro de 2017, para incentivar e promover a produção de biocombustível no âmbito da agricultura familiar.

Despachos: CRA -> CMA -> CI (T)

Atual Relator(a): Sergio Moro (UNIÃO/PR)

Relatório

Pela aprovação do Projeto e da Emenda que apresenta.

 

ORIENTAÇÃO FPA

FAVORÁVEL AO RELATÓRIO ✅

ARGUMENTAÇÃO: Incentivar e promover a participação da agricultura familiar na produção do biocombustível poderá contribuir para aumentar a geração de renda e de emprego no campo, bem como para manter as pessoas no campo, conferindo maior dinamismo e elevando o desenvolvimento socioeconômico de cada região.

 

Resultado:

Retirado de pauta a pedido do Relator para reexame do Relatório.

 Ordem: 8
SF PL 1658/2023 – (ORDINARIA)

Autor(a): Jaime Bagattoli (PL/RO)

Altera a Lei nº 13.756, de 12 de dezembro de 2018, que trata sobre a destinação do produto da arrecadação das loterias, para destinar recursos ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) – “Terra Brasil”.

Despachos: CAE -> CRA (T)

Relatório

Turno Suplementar

 

ORIENTAÇÃO FPA

FAVORÁVEL AO RELATÓRIO✅

ARGUMENTAÇÃO: Destina que uma porcentagem dos recursos do produto da arrecadação total obtida, por meio da obtenção de apostas ou da venda de bilhetes de loterias, deverá ser aplicado no financiamento do programa de crédito fundiário Terra Brasil, contudo, de modo a evitar risco de desequilíbrio econômico-financeiro na manutenção da rede lotérica e prejuízos para toda a cadeia envolvida no negócio de loterias

 

Resultado:

Sem Emendas durante o Turno Suplementar, o Substitutivo aprovado ao Projeto no Turno Único é dado como definitivamente adotado sem votação, nos termos do artigo 284 do Regimento Interno do Senado Federal.

 

16/05/2024 – quinta-feira

 09:00 CMA – Comissão de Meio Ambiente
18ª, Extraordinária
Local Objetivo Status
Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 3 Instruir o PL 2918/2021, que “dispõe sobre compensação financeira à União, Estados, Distrito Federal e Municípios pelo resultado da exploração de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica, altera as Leis nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989, nº 9.648, de 27 de maio de 1998, nº 8.001, de 13 de março de 1990, e dá outras providências. Realizada
Convidados
  • Nome: Alessandra Torres de Carvalho  – Cargo: Presidente da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas – ABRAPCH
  • Nome: Alexandre Uhlig  – Cargo: Diretor de Assuntos Socioambientais do Instituto Acende Brasil
  • Nome: Angelo Lima  – Cargo: Secretário Executivo do Observatório da Governança das Águas
  • Nome: Camilla Fernandes  – Cargo: Diretora da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica – ABRAGE
  • Nome: Flávio Henrique Magalhães Lima  – Cargo: Ex-Superintendente de Infraestrutura Hídrica da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia – SIHS/BA
  • Nome: Iara Bueno Giacomini  – Cargo: Diretora do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Acesso à Água e Uso Múltiplo dos Recursos Hídricos, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
  • Nome: Josiani Napolitano  – Cargo: Diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica – APINE
  • Nome: Malu Ribeiro  – Cargo: Diretora de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica
  • Nome: Maurício Scalon  – Cargo: Coordenador Geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – FNCBH
  • Nome: Nelson Ananias Filho  – Cargo: Coordenador de Sustentabilidade da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA

 

 
 

 

 

Publicação anterior

Resultado Agenda Semanal Senado Federal – 06 a 10.05.2024

Próxima publicação

RESULTADO DA AGENDA DA CÂMARA – 13 DE MAIO À 17 DE MAIO

Próxima publicação

RESULTADO DA AGENDA DA CÂMARA – 13 DE MAIO À 17 DE MAIO

Comments 1

  1. real digital says:
    10 meses ago

    Seu trabalho é realmente admirável. Continue assim!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

82 + = 92

No Result
View All Result

Participe de nosso Canal

Receba notícias no Telegram

Posts recentes

  • Resultado Agenda Legislativa (05.05 a 09.05)
  • Agenda Legislativa Senado Federal (05.05 a 09.05)
  • RESULTADO AGENDA DA CÂMARA – 05 DE MAIO À 09 DE MAIO
  • Resultado Agenda Legislativa Senado (28.04 a 30.04)
  • Agenda Legislativa Senado (28.04 a 02.05)

Comentários

  • real digital em Resultado Agenda Semanal Senado Federal – 13. a 17.05.2024
  • Início
  • História da FPA
  • Contato
  • Política de privacidade

Desenvolvido por Pressy © 2023
Pressy Comunicação e Tecnologia

No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a FPA
    • História da FPA
    • Estatuto
    • Diretoria
    • Todos os membros
      • Membros da Região Norte
      • Membros da Região Nordeste
      • Membros da Região Centro-Oeste
      • Membros da Região Sudeste
      • Membros da Região Sul
  • Contato
  • Ir para Agência FPA

Desenvolvido por Pressy © 2023
Pressy Comunicação e Tecnologia

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência neste site. Ao fechar esta mensagem sem modificar as definições do seu navegador, você concorda com a utilização deles. Saiba mais sobre cookies e nossa política de privacidade.
Configuração de CookiesAceitar
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Estes cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessários
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o bom funcionamento do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Não Necessário
Quaisquer cookies que podem não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e são usados ​​especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies em seu site.
SALVAR E ACEITAR