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CD PL 409/2015

3 de outubro de 2019
em Proposições Legislativas
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Resumo Executivo – PL n° 409 de 2015

Autor: Luis Carlos Heinze  (PP/RS) Apresentação: 24/02/2015

Ementa: Institui isenção da contribuição para o PIS/PASEP, COFINS e CIDE-Combustíveis incidente sobre o óleo diesel utilizado na agricultura e pecuária e nos transportes de passageiros e de cargas.

Orientação da FPA: Favorável ao projeto

Comissão Parecer FPA
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) Aprovado por Unanimidade o Parecer.. Parecer do Relator, Dep. Heitor Schuch (PSB-RS), pela aprovação deste com substitutivo e pela rejeição da Emenda ao Substitutivo 1. Inteiro teor Favorável ao parecer do relator
Comissão de Finanças e Tributação (CFT)
Parecer do Relator, Dep. João Paulo Kleinübing (DEM-SC), pela incompatibilidade e inadequação financeira e orçamentária do Projeto de Lei nº 409/2015, do Substitutivo adotado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e da Emenda rejeitada ao Substitutivo da CAPADR. Inteiro teor Contrária ao parecer do relator
Comissão de Viação e Transportes (CVT)
Aprovado por Unanimidade o Parecer.. Parecer do Relator, Dep. Ezequiel Fonseca (PP-MT), pela aprovação deste, na forma do Substitutivo adotado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Inteiro teor Favorável ao parecer do relator

Principais pontos

  • Reduz a zero as alíquotas da PIS/PASEP e COFINS incidentes sobre a receita bruta de venda de óleo diesel no mercado interno e que será utilizado por produtores rurais e nos serviços de transportes de passageiros e de cargas.

Justificativa

  • Cria um mecanismo legal que incentivará a diminuição do preço do óleo diesel nacional, sendo, dessa forma, medida importante do ponto de vista econômico e social.
  • Como a utilização de motores movidos a diesel é grande no Brasil, a redução da tributação pode resultar em queda expressiva nos custos de produção da agropecuária, no preço do frete dos alimentos e nas tarifas do transporte coletivo, o que beneficiará diretamente milhares de cidadãos brasileiros.
  • O aumento no preço do diesel eleva o custo de vida da sociedade como um todo, contribuindo para a retração da economia e pressionando a inflação.
  • Na agricultura, sacrifica sobremaneira os produtores familiares, responsáveis por cerca de 70% da cultura de alimentos para o consumo interno do país.
  • No transporte de pessoas, eleva as tarifas do transporte coletivo nas cidades, principal meio de deslocamento das populações mais carentes.
  • Por tudo acima exposto, o projeto deve prosperar.
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