• Ir para Agência FPA
Frente Parlamentar da Agropecuária - FPA
  • Início
  • Sobre a FPA
    • História da FPA
    • Estatuto
    • Diretoria
    • Todos os membros
      • Membros da Região Norte
      • Membros da Região Nordeste
      • Membros da Região Centro-Oeste
      • Membros da Região Sudeste
      • Membros da Região Sul
  • Contato
No Result
View All Result
Frente Parlamentar da Agropecuária - FPA
  • Início
  • Sobre a FPA
    • História da FPA
    • Estatuto
    • Diretoria
    • Todos os membros
      • Membros da Região Norte
      • Membros da Região Nordeste
      • Membros da Região Centro-Oeste
      • Membros da Região Sudeste
      • Membros da Região Sul
  • Contato
  • Ir para Agência FPA
No Result
View All Result
Frente Parlamentar da Agropecuária - FPA
No Result
View All Result

AGENDA DO SENADO – 27 DE SETEMBRO A 1º DE OUTUBRO

1 de outubro de 2021
em Agenda do Senado
0
Versão para Imprimir

AGENDA LEGISLATIVA – 27/09/2021 A 01/10/2021

 

PLENÁRIO DO CONGRESSO NACIONAL

 

PLENÁRIO – SESSÃO CONJUNTA

27/09/2021 – SEGUNDA-FEIRA (1ª sessão as 10H, e 2ª sessão as 16H)

 

  1. VETO PARCIAL Nº 28, DE 2021

Veto Parcial aposto ao Projeto de Lei de Conversão nº 4 de 2021 (oriundo da MPV nº 1.016/2020), que “Altera a Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, para dispor sobre a renegociação extraordinária de débitos no âmbito do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO); e dá outras providências”.

 

Posicionamento FPA: PELA DERRUBADA DO VETO

 

ARGUMENTAÇÃO: Renegociação extraordinária de débitos no âmbito do FNO, do FNE e do FCO (crédito rural)

 

RESULTADO: O veto foi retirado de pauta.

 

  1. VETO PARCIAL Nº 31, DE 2021

Veto Parcial aposto ao Projeto de Lei nº 1.792, de 2019, que “Altera a Lei nº 13.178, de 22 de outubro de 2015, para ampliar o prazo para ratificação dos registros imobiliários referentes aos imóveis rurais com origem em títulos de alienação ou de concessão de terras devolutas expedidos pelos Estados em faixa de fronteira; e dá outras providências”.

 

Posicionamento FPA: PELA DERRUBADA DO VETO

 

ARGUMENTAÇÃO: O veto incide sobre projeto que altera norma de ratificação de registros imobiliários de imóveis rurais. O primeiro dispositivo vetado dispõe que o prazo de apreciação de questionamento administrativo sobre domínio de imóvel rural será de 180 dias, prorrogáveis por até 180 dias em casos excepcionais devidamente justificados. O segundo dispõe que o cartório poderá realizar automaticamente registro imobiliário de imóvel rural a respeito do qual haja questionamento administrativo não respondido pela administração pública dentro desse prazo. O terceiro dispõe que a ratificação de registros imobiliários oriundos de alienações e concessões de terras devolutas estaduais poderá ser feita pelos Estados sem prévio assentimento do Conselho de Defesa Nacional.

 

RESULTADO: Mantido na Câmara dos Deputados. O veto deixa de ser deliberado pelo Senado Federal.

 

  1. VETO PARCIAL Nº 39, DE 2021

Veto Parcial aposto ao Projeto de Lei nº 1.343, de 2021, que “Dispõe sobre a autorização para que estruturas industriais destinadas à fabricação de vacinas de uso veterinário sejam utilizadas na produção de insumos farmacêuticos ativos (IFA) e vacinas contra a covid-19 no Brasil”.

 

Posicionamento FPA: PELA DERRUBADA DO VETO

 

ARGUMENTAÇÃO: O veto incide sobre projeto que autoriza produção de vacinas anticovid em indústrias veterinárias. O dispositivo vetado dispõe que ato do Poder Executivo poderá prever incentivo fiscal destinado às pessoas jurídicas que adaptem suas estruturas industriais destinadas originalmente à fabricação de produtos de uso veterinário para a produção de vacinas contra a covid-19.

 

RESULTADO: Rejeitado no Senado Federal. O veto será deliberado pela Câmara dos Deputados. Rejeitado na Câmara dos Deputados. A matéria vai à promulgação.

 

  1. VETO TOTAL Nº 51, DE 2021

Veto Total aposto ao Projeto de Lei nº 823, de 2021, que “Dispõe sobre medidas emergenciais de amparo à agricultura familiar, para mitigar os impactos socioeconômicos da Covid-19; altera as Leis nºs 13.340, de 28 de setembro de 2016, e 13.606, de 9 de janeiro de 2018; e dá outras providências (Lei Assis Carvalho II)”.

 

Posicionamento FPA: PELA DERRUBADA DO VETO

 

ARGUMENTAÇÃO: O Veto incide sobre a integralidade da proposição legislativa, a qual estabelece medidas emergenciais de amparo à agricultura familiar, com o objetivo de mitigar os impactos socioeconômicos da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia de covid-19. O projeto dispõe sobre as formas de concessão de benefícios, tais como a concessão de prorrogação, descontos, possibilidades de renegociação de dívidas de operações de crédito rural e flexibilização de termo de garantia para a concessão de crédito

 

RESULTADO: O veto foi retirado de pauta.

  1. PROJETO DE LEI DO CONGRESSO NACIONAL Nº 15, DE 2021

Abre aos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, em favor de diversos órgãos do Poder Executivo, crédito especial no valor de R$2.993.097.348,00, para os fins que especifica.

Autoria: Poder Executivo

Relatoria: Deputado Federal Juscelino Filho.

Relatório: pela aprovação do Projeto de Lei na forma do Substitutivo apresentado. Quanto às 46 (quarenta e seis) emendas apresentadas, o Relator ofereceu voto pela APROVAÇÃO PARCIAL da emenda nº 001; pela inadmissibilidade das emendas nºs 00002 a 00015, 00018 a 00038 e 00042 a 00046; e pela rejeição das demais.

 

Posicionamento FPA: FAVORÁVEL AO PROJETO

 

ARGUMENTAÇÃO: O crédito visa à abertura de novas categorias de programação em diversos órgãos do Executivo. No Mistério da Economia (94,15% dos recursos), o projeto prevê a participação da União no capital de empresa a ser constituída a partir de cisão parcial da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU; e da execução de contrato de gestão com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI. No Ministério da Infraestrutura (2,67% dos recursos), o projeto prevê, por meio do DNIT, a construção e adequação de diversos trechos rodoviários. Também prevê, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (1% dos recursos), o reforço das ações de Fomento ao Setor Agropecuário e na Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB.

 

RESULTADO: Aprovado o substitutivo na Câmara dos Deputados. A matéria vai ao Senado Federal. Aprovado o substitutivo no Senado Federal. A matéria vai à sanção.

 

PLENÁRIO DO SENADO FEDERAL

 

PLENÁRIO – SESSÃO DELIBERATIVA ORDINÁRIA

28/09/2021 – TERÇA-FEIRA (16H)

 

  1. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 288, DE 2021

Aprova o texto do Sexagésimo Quarto Protocolo Adicional ao Acordo de Complementação Econômica nº 35, que incorpora ao referido Acordo o Acordo de Livre Comércio entre a República Federativa do Brasil e a República do Chile, assinado em Santiago, em 21 de novembro de 2018.

 

 

Autoria: Câmara dos Deputados

Relatoria: Senador Nelsinho Trad

Relatório: Pendente de parecer

 

Posicionamento FPA: FAVORÁVEL AO PROJETO

 

ARGUMENTAÇÃO: O Chile é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na América Latina e o setor de carnes, principalmente de aves (carne de frango), carne suína e carne bovina estão entre os principais produtos exportados pelo Brasil, impulsionando a balança comercial e gerando um saldo positivo nessa transação comercial com o país andino.

 

RESULTADO: Aprovado o Projeto de Decreto Legislativo. A matéria vai à promulgação.

 

PLENÁRIO – SESSÃO DELIBERATIVA ORDINÁRIA

29/09/2021 – QUARTA-FEIRA (16H)

 

  1. PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 261, DE 2018

Dispõe sobre a exploração indireta, pela União, do transporte ferroviário em infraestruturas de propriedade privada; autoriza a autorregulação ferroviária; disciplina o trânsito e o transporte ferroviário; altera o Decreto-Lei nº 3.365, de 1941, as Leis nºs 9.503, de 1997, 10.233, de 2001, 12.379, de 2011; e dá outras providências.

 

Autoria: Senador José Serra

Relatoria: Senador Jean Paul Prates

Relatório: Pendente de parecer

 

Posicionamento FPA: FAVORÁVEL, COM RESSALVAS 

 

ARGUMENTAÇÃO: Razoes para as ressalvas à Resumo executivo

 

RESULTADO: Lido o Parecer nº 215, 2021, de Plenário, do Relator: Senador Jean Paul Prates, favorável ao Projeto e às Emendas nºs 8, 10 a 12, 14, 15, 17 a 21, 23 a 26, 28 a 33, 35 a 40, 44, 45, 47, 48 e 50, na forma da Emenda nº 52 (Substitutivo), do Relator, pela prejudicialidade das Emendas nºs 1 a 7 e contrário às demais emendas. Apreciação adiada.

 

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS E SEMINÁRIOS

 

COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA – CRA

AUDIÊNCIA PÚBLICA INTERATIVA – 29/09/2021

QUARTA-FEIRA (08h) – Anexo II, Ala Alexandre Costa, Plenário nº 15

Instruir o PL 6417/2019, de autoria dos Senadores Styvenson Valentim, Luis Carlos Heinze e Soraya Thronicke, que “altera a Lei nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991, para dispor sobre o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Agropecuária (SNPA)”.

 

Participantes:

  • Guy de Capdeville, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa
  • Reginaldo Minaré, Diretor Técnico Adjunto da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA
  • Evaldo Ferreira Vilela, Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
  • José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea

 

Requerimentos de realização de audiência:

  • REQ 3/2021 – CRA, Senador Acir Gurgacz

 

RESULTADO: Audiência Pública realizada.

 

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE – CMA

AUDIÊNCIA PÚBLICA INTERATIVA – 01/10/2021

SEXTA-FEIRA (10h) – Anexo II, Ala Alexandre Costa, Plenário nº 15

Avaliar a política climática executada pelo Governo Federal, com ênfase nas políticas de prevenção e controle de desmatamentos e queimadas nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, com o objetivo de identificar falhas, omissões e propor recomendações.

 

Participantes:

Sr. Alexandre Berndt, Chefe Geral da Embrapa Pecuária Sudeste;

Sra. Ane Alencar, Diretora de Ciências do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM);

Sr. Carlos Nobre, Pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP;

Sr. Felipe Nunes, Pesquisador do Centro de Sensoriamento Remoto da UFMG;

Sr. Muni Lourenço Silva Júnior, Vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA.

 

Requerimentos de realização de audiência:

  • REQ 2/2021 – CMA, Senador Jaques Wagner (PT/BA), Senadora Eliziane Gama (CIDADANIA/MA), Senador Fabiano Contarato (REDE/ES), Senador Jayme Campos (DEM/MT)

 

RESULTADO: Audiência Pública realizada.

 

COMISSÕES DO SENADO FEDERAL – REUNIÕES DELIBERATIVAS

 

COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS – CAE

DELIBERATIVA – 28/09/2021

TERÇA-FEIRA (09H) – Anexo II, Ala Alexandre Costa, Plenário nº 19

 

3 – PROJETO DE LEI DO SENADO N° 433, DE 2018 (Terminativo)

Altera as Leis nos 9.998, de 17 de agosto de 2000, e 9.472, de 16 de julho de 1997, autorizando o uso dos recursos do FUST para o pagamento de despesas de telecomunicações do Programa Antártico Brasileiro – Proantar.

 

Autoria: Senador Otto Alencar (PSD/BA)

Relatoria: Senador Alessandro Vieira

Relatório: Pela aprovação do projeto com a Emenda nº 1-CCT

 

Posicionamento FPA: CONTRÁRIO AO PROJETO

 

ARGUMENTAÇÃO: A proposta, ao empregar dinheiro do fundo no financiamento do Proantar, desconfigura o objetivo central do FUST, retirando importantes recursos destinados à promover a universalização da conectividade para sociedade brasileira. Para o agro brasileiro, o fundo terá um papel vital na ampliação da conectividade para o desenvolvimento da agricultura 4.0.

 

RESULTADO: Retirado de pauta, a pedido do relator, para reexame.

 

6 – REQUERIMENTO DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS N° 30, DE 2021

Requer, nos termos do art. 93, I, do Regimento Interno do Senado Federal, a realização de audiência pública, com o objetivo de instruir o PL nº 2337, de 2021.

 

Autoria: Senador Oriovisto Guimarães (PODEMOS/PR)

 

Posicionamento FPA: FAVORÁVEL

 

RESULTADO: Aprovado.

 

7 – REQUERIMENTO DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS N° 31, DE 2021

Requer a realização de Audiência Pública para debater o PL 2337/21 na CAE

 

Autoria: Senador Tasso Jereissati (PSDB/CE)

 

Posicionamento FPA: FAVORÁVEL

 

RESULTADO: Aprovado.

 

8 – REQUERIMENTO DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS N° 29, DE 2021 – EXTRAPAUTA

Requer, nos termos do art. 93, I, do Regimento Interno do Senado Federal, que na Audiência Pública objeto do REQ 24/2021 – CAE, com o objetivo de instruir o PL 2337/2021, seja incluído um representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA.

 

Autoria: Senador Luis Carlos Heinze (PP/RS)

 

Posicionamento FPA: FAVORÁVEL

 

RESULTADO: Aprovado.

 

10 – REQUERIMENTO DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS N° 33, DE 2021 – EXTRAPAUTA

Requer o aditamento dos RQE 30 e 31/2021 para incluir convidado em audiência pública que irá debater o PL 2337/2021.

 

Autoria: Senadora Eliziane Gama (CIDADANIA/MA)

 

Posicionamento FPA: FAVORÁVEL

 

RESULTADO: Aprovado.

 

 

12 – REQUERIMENTO DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS N° 35, DE 2021 – EXTRAPAUTA

Requer, nos termos do art. 93, I, do Regimento Interno do Senado Federal, a realização de audiência pública, com o objetivo de instruir o PL 2337/2021.

Autoria: Senador Oriovisto Guimarães (PODEMOS/PR)

 

Posicionamento FPA: FAVORÁVEL

 

RESULTADO: Aprovado.

 

13 – REQUERIMENTO DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS N° 36, DE 2021 – EXTRAPAUTA

Requer, nos termos do art. 93, I, do Regimento Interno do Senado Federal, a realização de audiência pública, com o objetivo de instruir o PL 2337/2021. Propõe para a audiência a presença dos seguintes convidados: o Senhor Manoel Vitório da Silva Filho, Secretário da Fazenda da Bahia; o Senhor Henrique Meirelles, Secretário da Fazenda de São Paulo e o Senhor Marco Aurelio Santos Cardoso, Secretário da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul.

Autoria: Senador Otto Alencar (PSD/BA)

 

Posicionamento FPA: FAVORÁVEL

 

RESULTADO: Aprovado.

 

COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS – CAS

DELIBERATIVA – 28/09/2021

TERÇA-FEIRA (11H) – Anexo II, Ala Alexandre Costa, Plenário nº 7

 

1 – PROJETO DE LEI N° 587, DE 2019 – (Não terminativo)

Acrescenta art. 627-B à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, para dispor sobre a imposição de multas a pequenos agricultores durante o período de calamidade pública decorrente de frustração na produção por fatores climáticos negativos e dá outras providências.

Autoria: Senador Alvaro Dias (PODE/PR)

Relatoria: Senador Flávio Arns

Relatório: Favorável ao Projeto, com três emendas que apresenta.

 

Posicionamento FPA: ACOMPANHAR

 

RESULTADO: Concedida vista ao Senador Paulo Rocha, nos termos regimentais.

 

4 – PROJETO DE LEI DO SENADO N° 202, DE 2018 – (Terminativo)

Altera o Decreto-Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969, que institui normas básicas sobre alimentos, para autorizar laboratórios públicos e privados habilitados a realizar análise de alimentos.

Autoria: Senador Antonio Carlos Valadares (PSB/SE)

Relatoria: Senadora Leila Barros

Relatório: Pela aprovação do Projeto e de duas emendas que apresenta.

 

Posicionamento FPA: FAVORÁVEL AO PARECER DO RELATOR

 

ARGUMENTAÇÃO: Considerando a extensão do Brasil e a sua pluralidade industrial alimentícia, não é razoável atribuir exclusivamente aos laboratórios oficiais a função de fazer todas as análises, tanto as de controle quanto as fiscais, referentes a todos os alimentos registrados para consumo no Brasil. Desta forma, o projeto busca trazer segurança jurídica para a atuação dos laboratórios privados habilitados na Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas), e consequentemente, aumenta a capacidade técnica e operacional da Anvisa. A proposta permite que a Anvisa possa atender suas responsabilidades de forma mais hábil, e ainda com supervisão do poder público, visto que os laboratórios privados serão chancelados pela autoridade sanitária.

 

RESULTADO: Adiado.

Publicação anterior

AGENDA DA CÂMARA – 27 DE SETEMBRO A 01 DE OUTUBRO

Próxima publicação

Boletim DOU – 28 de Setembro

Próxima publicação

Boletim DOU - 28 de Setembro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

91 − = 88

No Result
View All Result

Participe de nosso Canal

Receba notícias no Telegram

Posts recentes

  • RESULTADO DA AGENDA DA CÂMARA – 19 DE MAIO À 23 DE MAIO
  • Resultado Agenda Legislativa Senado (19.05 a 23.05)
  • AGENDA DA CÂMARA – 19 DE MAIO À 23 DE MAIO
  • Agenda Legislativa Senado Federal
  • Resultado Agenda Legislativa Senado Federal (12.05 a 16.05)

Comentários

  • real digital em Resultado Agenda Semanal Senado Federal – 13. a 17.05.2024
  • Início
  • História da FPA
  • Contato
  • Política de privacidade

Desenvolvido por Pressy © 2023
Pressy Comunicação e Tecnologia

No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a FPA
    • História da FPA
    • Estatuto
    • Diretoria
    • Todos os membros
      • Membros da Região Norte
      • Membros da Região Nordeste
      • Membros da Região Centro-Oeste
      • Membros da Região Sudeste
      • Membros da Região Sul
  • Contato
  • Ir para Agência FPA

Desenvolvido por Pressy © 2023
Pressy Comunicação e Tecnologia

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência neste site. Ao fechar esta mensagem sem modificar as definições do seu navegador, você concorda com a utilização deles. Saiba mais sobre cookies e nossa política de privacidade.
Configuração de CookiesAceitar
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Estes cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessários
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o bom funcionamento do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Não Necessário
Quaisquer cookies que podem não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e são usados ​​especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies em seu site.
SALVAR E ACEITAR