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RESULTADO AGENDA DO SENADO 01 A 05.04.24

4 de abril de 2024
em Agenda do Senado
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Resultado da Agenda Legislativa 

De 01/04/2024 até 05/04/2024

 

Senado Federal

01/04/2024 – segunda-feira

 14:00 Sessão Plenária
 
Local Objetivo Status
Plenário do Senado Federal Sem objetivo declarado Encerrada

 

 

02/04/2024 – terça-feira

 10:00 Sessão Plenária
 
Local Objetivo Status
Plenário do Senado Federal Em celebração à Democracia Brasileira. Encerrada

 

 
 09:30 4ª, Extraordinária
CDR – Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo
Local Objetivo Status
Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 7 Audiência pública interativa com o Excelentíssimo Senhor Celso Sabino, Ministro de Estado do Turismo, com objetivo de apresentar as ações, projetos e programas que estão sendo desenvolvidos pelo Ministério, assim como as metas para o próximo quadriênio, em atendimento ao art. 50, §1º, da Constituição Federal e ao art. 397, § 1º, do Regimento Interno do Senado Federal. Não Realizada
Convidados
  • Nome: Celso Sabino  – Cargo: Ministro de Estado do Turismo

 

 
 

03/04/2024 – quarta-feira

 09:00 8ª, Extraordinária – Semipresencial
CMA – Comissão de Meio Ambiente
Local Objetivo Status
Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 15 Sem objetivo declarado Não Realizada
Proposições em pauta
 Ordem: 1
SF PL 2910/2022 – (ORDINARIA)

Autor(a): Mecias de Jesus (REPUBLICANOS/RR)

Altera a Lei nº 11.445, de 05 de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, para dispor sobre o saneamento em áreas rurais, comunidades tradicionais e povos indígenas.

Despachos: CDH -> CMA (T)

Atual Relator(a): Márcio Bittar (UNIÃO/AC)

Relatório

 

 

ORIENTAÇÃO FPA

FAVORÁVEL AO RELATÓRIO✅

ARGUMENTAÇÃO: O acesso ao saneamento básico nas áreas rurais, comunidades tradicionais e povos indígenas contribuirá para mudanças significativas na situação de vida e de seu ambiente. Consequentemente, o acesso ao saneamento terá reflexos diretos na superação da pobreza rural, na diminuição da desigualdade social e na promoção do desenvolvimento rural sustentável.

 Ordem: 3
SF PL 4363/2021 – (ORDINARIA)

Autor(a): Mecias de Jesus (REPUBLICANOS/RR)

Institui o Selo Nacional ASG, conferido as empresas que investem em ações e projetos de motivação ambiental, social e de governança.

Despachos: CMA -> CAE (T)

Atual Relator(a): Otto Alencar (PSD/BA)

Relatório

Pela aprovação com as 6 emendas que apresenta.

 

ORIENTAÇÃO FPA

CONTRÁRIO ❌

ARGUMENTAÇÃO: A implementação das práticas ASG (ESG) trazem desafios adicionais para pequenas empresas, especialmente devido ao aumento de custos e à possível inaplicabilidade de certas métricas subjetivas. Esses fatores por consequência geram a restrição de mercado, de financiamento e até mesmo licitações públicas, como prevê o projeto. Fica evidente que as grandes empresas possuem maiores condições de aplicar tais metrificações, tornando a prática um tanto quanto inacessível para os pequenos.

Além do mais, esse tipo de sistema pode incentivar práticas de “greenwashing“, onde as empresas buscam obter o selo apenas para fins de marketing, sem necessariamente realizar mudanças em suas práticas ambientais ou sociais.

 Ordem: 4
SF PL 496/2023 – (ORDINARIA)

Autor(a): Fabiano Contarato (PT/ES)

Altera o art. 20 da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais), para dispor na sentença penal condenatória à reparação integral, material e moral nos casos de crimes ambientais.

Despachos: CMA -> CCJ (T)

Atual Relator(a): Beto Faro (PT/PA)

Relatório

Pela aprovação com 1 emenda que apresenta

 

ORIENTAÇÃO FPA

CONTRÁRIO ❌

ARGUMENTAÇÃO: Não há como vincular danos ambientais com danos morais. Os danos ambientais, que devem ser compensados, são materialmente quantificáveis. O dano moral está atrelado a uma violação a um indivíduo, não há dano físico. Sendo assim, o projeto busca criar um dano que não há destinatário para tal dano, isso pode acabar levando a ambiguidades e interpretações diferentes, tornando a aplicação da lei problemática O combate ao crime ambiental deve ser severo e com os danos, que são materiais, devidamente e adequadamente quantificados conforme a conduta verificada. O aumento das penas para crimes já previstos não garante o cumprimento da lei e, portanto, não tornará a legislação mais eficaz. Dessa forma pode se concluir que a redação atual da Lei de Crimes Ambientais é suficiente para a proteção do meio ambiente e combate aos crimes previstos nela.

 
 09:00 9ª, Extraordinária – Semipresencial
CAS – Comissão de Assuntos Sociais
Local Objetivo Status
Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 9 Sem objetivo declarado Não Realizada
Proposições em pauta
 Ordem: 5
SF PL 10/2022 – (ORDINARIA)

Autor(a): Chico Rodrigues (PSB/RR)

Modifica a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para regulamentar o regime híbrido de trabalho.

Despachos: CAE -> CAS (T)

Atual Relator(a): Paulo Paim (PT/RS)

Relatório

Pela recomendação de declaração de prejudicialidade do Projeto.

 

ORIENTAÇÃO FPA

FAVORÁVEL AO RELATÓRIO✅

ARGUMENTAÇÃO: Matéria contemplada pela aprovação da Medida Provisória n° 1108, de 2022

 

 

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