Resumo Executivo – PL n° 709 de 2023
Autor: Marcos Pollon – PL/MS | Apresentação: 28/02/2023 |
Ementa: Dispõe sobre impedimentos aplicados aos ocupantes e invasores de propriedades em todo território nacional.
Orientação da FPA: Favorável
Principais pontos
- A proposta tem como objetivo estabelecer que, ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas particulares serão impedidos de:
- Receber os auxílios e benefícios e demais programas do Governo Federal
- tomar posse em cargo ou função pública
- A aplicação desta lei vale somente para os ocupantes e invasores que tiverem sua setença transitada em julgado pelo crime de esbulho possessório.
Justificativa
- O número de invasões de terra tem crescido exponencialmente, a propriedade privada tem sofrido com ataques e invasões de forma ordenada. É fundamental que o legislativo promova leis para fortalecer o direito a propriedade privada que está sendo fragilizado, e inibir ações como essas que vem acontecendo.
- O crime de esbulho está previsto no nosso Código Civil, e esse tipo de criminalidade prejudica a vida do trabalhador do campo, que sofre com enormes os prejuízos, além de serem violações graves a uma
série de direitos fundamentais como o de Direito a Propriedade Privada. - Medidas como essa proposta se fazem necessárias diante do cenário em que, crimes de esbulho possessório, adquirem o viés de “instrumento de pressão legítima” para políticas públicas de reforma agrária. O enfraquecimento do direito à propriedade privada não deve ser promovido, e sim combatido pelo parlamento brasileiro.