• Ir para Agência FPA
Frente Parlamentar da Agropecuária - FPA
  • Início
  • Sobre a FPA
    • História da FPA
    • Estatuto
    • Diretoria
    • Todos os membros
      • Membros da Região Norte
      • Membros da Região Nordeste
      • Membros da Região Centro-Oeste
      • Membros da Região Sudeste
      • Membros da Região Sul
  • Contato
No Result
View All Result
Frente Parlamentar da Agropecuária - FPA
  • Início
  • Sobre a FPA
    • História da FPA
    • Estatuto
    • Diretoria
    • Todos os membros
      • Membros da Região Norte
      • Membros da Região Nordeste
      • Membros da Região Centro-Oeste
      • Membros da Região Sudeste
      • Membros da Região Sul
  • Contato
  • Ir para Agência FPA
No Result
View All Result
Frente Parlamentar da Agropecuária - FPA
No Result
View All Result

SF PLC 75/2018

12 de maio de 2021
em Proposições Legislativas
0
Versão para Imprimir

Resumo Executivo – PLC nº 75 de 2018

Relatório e Voto em separado 


Principais alterações propostas

  • Art. 2º – Prazo de atualização do Registro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas – RNTRC – manter o prazo de atualização registro em 3 anos, conforme texto original da Câmara. O relator (Senador Luiz do Carmo – MDB-GO) propôs prazo de 5 anos.
  • Art. 7º – Capital mínimo (400.000 DES) para empresas reguladas pela norma – propõe a manutenção do texto original, enquanto o relator propôs a exclusão da exigência.
  • Art. 29 – vale pedágio – defende a redação original do art. 29, em que constava de forma explícita a proibição do pagamento do vale pedágio em espécie.
  • Art. 11 – DT-e – remete exclusivamente à legislação civil vigente relativa ao contrato de transporte, excluindo-se os §1º do art. 21, caput do art. 28 e a substituição no §3º, do art. 28, da expressão “documento eletrônico” por “contrato”.
  • Art. 12 – Seguros – propõe alteração no texto original dos incisos I e II para permitir a contratação de seguro de responsabilidade civil e por perda de carga por vontade do transportador ou por exigência contratual. O texto original veda a exigência por contrato.
  • §5º do art. 12 – valor mínimo de seguro de terceiros por 50.000 DES – contrário à exclusão do valor mínimo previsto em relatório.
  • Art. 74 – responsabilidade solidária – defende a exclusão responsabilidade solidária do Operador Eletrônico de Frete do pagamento das estadias, conforme §2º, do art. 74.
  • Arts. 32, 77 e 83 – peso por eixo, alterações no Código Nacional de Trânsito e placas Mercosul – propõe a exclusão pois se referem a disciplinas já tratadas pelo Congresso Nacional.

Pontos de Atenção

  • O art. 2º da norma não contempla a expressão “livre concorrência” proposta pela FPA.
  • O prazo de 3 anos do RNTRC não foi objeto de proposta da FPA, mas a frente se posicionou
    por transferir toda a regulamentação para a ANTT no art. 5º de sua proposta.
  • Capital mínimo – o tema não foi diretamente tratado na proposta da FPA, mas pode ser abordado
    em regulamentação da ANTT (a proposta de texto normativo em tramitação, contudo, não é clara em delegar à agência tal competência.
  • Vale pedágio por transferência eletrônica – não foi objeto de proposta direta da FPA.
  • Seguros – a proposta do Senador Zequinha Maninho (PSC-PA) é convergente com a proposta da FPA no sentido de permitir que o contrato de transporte exija.
  • Mínimo de cobertura para terceiros – a proposta da FPA não trata diretamente do tema.
  • Responsabilidade solidária – a proposta da FPA é de exclusão de toda a responsabilidade solidária do texto legal e ainda não foi contemplada por quaisquer das propostas em tramitação.
  • Multa por atraso em carga e descarga – continua nas propostas em tramitação indenização
    por atraso em carga e descarga.
  • Não se aborda nos textos em tramitação solução da questão das multas e regramento do peso
    por eixo, tema de elevada importância para a FPA e que se encontra judicializado.

Posicionamento FPA

  • Diante das propostas apresentadas pelo relator do Projeto de Lei, Senador Luiz do Carmo, e, há pouco, o voto em separado do Senador Zequinha Marinho, no âmbito do PLC n° 75 de 2018, entende-se que ambas, em analise aos objetivos da FPA com a aprovação do PLC, apresentam lacunas, não contemplando os pontos de maior relevância para a frente:
    • Exclusão das hipóteses de responsabilidade solidária e multa por atraso na carga e descarga de mercadorias;
    • Exclusão da multa por atraso no carregamento e descarregamento ou alteração da forma de contabilização da multa.
  • Ainda assim, as propostas, de modo geral, são positivas para o FPA, não apresentando grandes alterações com relação a proposta inicial, que afetem o posicionamento e interesse do setor.
  • O voto em separado, como explanado nos tópicos acima do presente parecer, em seu artigo 12 propõe alteração para permitir a contratação de seguro de responsabilidade civil e por perda de carga por vontade do transportador ou por exigência contratual. Tal alteração é benéfica na perspectiva do embarcador, já que permite exigir no contrato de frete a contratação de seguro.
  • Deste modo, pode apresentar-se como a melhor opção para apoio da FPA.
  • É importante notar que, como já mencionado, o voto em separado também não contempla os principais pleitos da FPA no contexto do marco regulatório do transporte de cargas.
  • Em consideração a isso, sugere-se que a FPA demonstre apoio ao texto, o qual o parlamentar se disponha a incorporar os 2 (dois) pontos de interesse do setor.
Publicação anterior

Boletim DOU – 12 de Maio

Próxima publicação

Boletim DOU – 13 de Maio

Próxima publicação

Boletim DOU - 13 de Maio

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 1 =

No Result
View All Result

Participe de nosso Canal

Receba notícias no Telegram

Posts recentes

  • Resultado Agenda Legislativa (05.05 a 09.05)
  • Agenda Legislativa Senado Federal (05.05 a 09.05)
  • RESULTADO AGENDA DA CÂMARA – 05 DE MAIO À 09 DE MAIO
  • Resultado Agenda Legislativa Senado (28.04 a 30.04)
  • Agenda Legislativa Senado (28.04 a 02.05)

Comentários

  • real digital em Resultado Agenda Semanal Senado Federal – 13. a 17.05.2024
  • Início
  • História da FPA
  • Contato
  • Política de privacidade

Desenvolvido por Pressy © 2023
Pressy Comunicação e Tecnologia

No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a FPA
    • História da FPA
    • Estatuto
    • Diretoria
    • Todos os membros
      • Membros da Região Norte
      • Membros da Região Nordeste
      • Membros da Região Centro-Oeste
      • Membros da Região Sudeste
      • Membros da Região Sul
  • Contato
  • Ir para Agência FPA

Desenvolvido por Pressy © 2023
Pressy Comunicação e Tecnologia

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência neste site. Ao fechar esta mensagem sem modificar as definições do seu navegador, você concorda com a utilização deles. Saiba mais sobre cookies e nossa política de privacidade.
Configuração de CookiesAceitar
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Estes cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessários
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o bom funcionamento do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Não Necessário
Quaisquer cookies que podem não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e são usados ​​especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies em seu site.
SALVAR E ACEITAR